sexta-feira, 17 de agosto de 2007
1953
No ano de 1953 o norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick decifram, em 7 de março, a estrutura de dupla hélice para o DNA. Este sem dúvida é o acontecimento mais marcante para mim pois a grave doença que possuo é degenerativa, causada por uma falha genética. E, apesar dos crescentes avanços tecno-científicos, ainda não conseguiram uma cura definitiva.
Ainda nesse ano ocorreram outros fatos notórios: a morte de Josef Stálin e a ascensão de Kruschev na URSS, fatos que influenciaram revoluções nos Países satélites da União Soviética, como a Insurreição Húngara, Primavera de Praga (Tchecoslováquia) e o Movimento Solidariedade (Polônia).
Assisti a Tv Tupi noticiar que, sobre a morte do pai (Stálin), Svetlana Alliluyeva afirmou: “Meu pai teve uma morte terrível e difícil. Foi a primeira e única vez que vi alguém morrer. Deus concede uma morte fácil apenas aos justos”.
Em 10 de março, realizou-se uma manifestação de 8 000 tecelões e tecelãs no centro de São Paulo: que, reivindicando um aumento salarial de 60%. O movimento ocasionou a formação de uma nova liderança sindical.
Neste ano, após a nacionalização da Anglo-Iranian Oil Company (companhia de petróleo), um conflito entre o Xá e o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh levou à deposição e prisão deste último.
Em 23 de Junho de 1953 começam as negociações de paz na Coréia, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Panmunjon, em 27 de Julho de 1953, permanecendo a divisão Sul e Norte, com um pequeno ganho territorial do sul.
União Soviética anuncia sua bomba atômica, igualando-se aos EUA (novamente) na corrida armamentista. Em Cuba, movimento revolucionário conduzido por Fidel Castro fracassa em seu ataque da caserna Moncada (Santiago de Cuba).
Em 27 de setembro é inaugurada a TV Record pelo empresário Paulo Machado de Carvalho, ajudando o crescimento da televisão brasileira.
Em 3 de outubro é promulgada a Lei 2 004, que criava a Petrobrás.


Esse ano também me recordo de ter ouvido no rádio que uma equipe britânica chega, pelo lado sul, ao cume do Everest 8 700 m, a maior altura já atingida, e de ter lido no jornal Diário da Noite uma entrevista de Jânio Quadros na qual ele afirmava: "Vou governar de mãos dadas com o povo”.
Nesse ano assisti dos filmes maravilhosos no cinema: O Cangaceiro – que concorreu em maio com a produção cinematográfica de 26 países disputando a premiação do Festival de Cannes, no sul da França – e Os Homens Preferem as Loiras – filme que fez a bela Marilyn Monroe se tornar uma diva do cinema.





Escrito por Ferdinand as 03:44

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Voltar

Decada 50

Powered by Blogger

Nome: Ferdinand Von Zeppelin
Cidade: Salvador-BA
Gosto: "O segredo da verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias".
Não gosto: "Más lembranças da Segunda Guerra..."