sexta-feira, 17 de agosto de 2007
1959
Em 1959 acontecimentos marcantes aconteceram no Brasil e no mundo.Como no campo da política e da economia, com a Conferência de Zurique, que determinou a independência de Chipre , a vitória da revolução cubana, a ascensão de Fidel Castro ao poder e o direito de autodeterminação da Argélia reconhecido por Charles De Gaulle. No campo cultural os filmes da Nouvelle Vague, entre eles “Os 400 Golpes” e “Hiroshima, Meu Amor” revigoram o cinema francês e ganham reconhecimento internacional. O presidente soviético Nikita Khruschev visita Hollywood e, com desagrado, assiste ao filme “Can-Can” (filmes de Elizabeth Taylor são proibidos no Egito, após a atriz ter participado da angariação de fundos a favor de Israel). O preço dos bilhetes de cinema nos Estados Unidos desce ao longo da década como forma de combater a televisão e, em março, a boneca Barbie é apresentada oficialmente na Feira do Brinquedo de Nova York. Criada pela Mattel norte-americana, ela sempre acompanhou as mudanças de comportamento e da moda. A Barbie é a boneca mais vendida no mundo atualmente.
No campo da ciência e tecnologia, Emílio Gino Segrè e Owen Chamberlain descobrem o antipróton, a anti-partícula do próton (que tem importantes usos no Tevatron , o acelerador circular de partículas em Batavia, Illinois), e conseguem o Nobel da Física por este trabalho. Jaroslav Heyrovský descobre e desenvolve métodos polarográficos de análises, o que lhe rendeu o Nobel da Química no mesmo ano e “Remanescentes do Homo habilis” são achados na Tanzânia pelo casal de antropólogos ingleses Louis Seymour Bazett Leakey (1903-1972) e Mary Leakey (1913-). A ossada de quase 2 milhões de anos era do primeiro ancestral da humanidade a usar ferramentas.Enquanto isso, no Brasil, JK cria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, para integrar a região ao mercado nacional em 15 de dezembro de 1959. JK era pressionado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)e no campo interno, responsabilizado até por correligionários pela inflação crescente, que decorreu, principalmente, dos gastos com Brasília, pela emissão desmedida de moedas e pela entrada em massa do capital estrangeiro no país. JK rompe com o FMI e lança a Operação Pan-Americana. Neste ano, os setores oposicionistas ganharam mais fôlego.
A revista oposicionista Maquis, ligada aos interesses mais conservadores da UDN, fustigava o governo sem dó nem piedade. Além de enfrentar greves e manifestações populares, Juscelino via impotente que sua base de sustentação política estava em frangalhos, pelo menos com relação ao processo eleitoral que se avizinhava. Liderado por Leonel Brizola, o PTB assumia, cada vez mais, a luta pela melhoria nas condições de vida dos trabalhadores urbanos, propondo também, além da reforma agrária, a extensão da legislação trabalhista aos trabalhadores rurais, medidas essas com que o PSD, agrário e conservador, absolutamente não concordava. Essa aliança, nesse final de ano, estava mesmo por um fio e ainda enfrentava uma segunda rebelião da Força Aérea Brasileira em Aragarças, Goiás.Já na Bahia, em 7 de abril de 1959 , Juracy Magalhães ocupou o governo.No campo da cultura é disputado um torneio reunindo clubes de todo o país e o Bahia (infelizmente, já que sou vitória), conquista seu primeiro título nacional: a Taça Brasil. Na final, venceu o Santos, que jogou sem Pelé, contundido, por 3 à 1. Nesse jogo, o Tricolor ainda teve a honra de ser a primeira equipe nordestina a pisar no Maracanã. Além disso, o clube teve o artilheiro da competição: Léo, com oito gols e por essa conquista o Esquadrão de Aço é o pioneiro, entre os clubes brasileiros, a disputar a Taça Libertadores da América. Não vai muito longe, porém. No mesmo ano a tenista brasileira Maria Esther Bueno, de apenas 19 anos, torna-se a primeira sul-americana a vencer o tradicional torneio de tênis de Wimbledon, na Inglaterra.
Hoje, 17 de agosto de 2007, vejo como a década de 50 foi marcante e influencia diretamente a contemporaneidade...Há traços na música, nas artes, no modo de fazer política ( segundo o contexto mundial ), enfim, da “harmonia” global e do dia-a-dia das pessoas ...
Nostálgico sim, com razão. Vi o nascimento da TV, o reconhecimento das culturas regionais exemplificada no Rei do Baião, a criação de símbolos industriais nacionais como a Petrobras e Eletrobrás (empresa na qual trabalhei ao retornar da Segunda Guerra Mundial) vi o inóspito virar Brasília sob o ritmo do apaixonante Cauby Peixoto...é... vi o Brasil crescer a passos largos... O leve afrouxamento das disparidades mundiais(que não significou perda da força de ambas as superpotências – são exemplos, a insurreição Húngara e a Guerra da Coréia), minha juventude foi marcada pela rebeldia e inconseqüência dos meus atos, apesar de não ter motivo para um dia se tornariam um dos grupos mais famosos do mundo, os Beatles... pude ver deslanchar a carreira do Rei do Rock, o grande Elvis, com seus passos sensacionais e sua beleza, que deixavam as moças da época doidas. Marilyn.... Marilyn... que mulher... cantora fantástica, e uma artista de por inveja em qualquer outra...
Ah anos 50... Anos dourados... minha juventude... meu alvorecer no alvorecer de uma nova era...
Fontes:
História do Século XX (Abril Cultural)
História do Brasil (Projeto de Eduardo Bueno)
História do Mundo (Editora Visor)
Novo Século
Escrito por Ferdinand as 03:37

4 Commentários:

Anonymous Anônimo Disse...
Grande trabalho, amigo! Abraço do Fábio

8 de agosto de 2012 às 14:47 
Anonymous Anônimo Disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

8 de agosto de 2012 às 14:48 
Blogger Cercky Disse...
:D

22 de setembro de 2015 às 16:21 
Blogger Eni Disse...
Parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏

18 de maio de 2019 às 18:39 

Postar um comentário

<< Voltar

Decada 50

    Powered by Blogger

    Nome: Ferdinand Von Zeppelin
    Cidade: Salvador-BA
    Gosto: "O segredo da verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias".
    Não gosto: "Más lembranças da Segunda Guerra..."