sexta-feira, 17 de agosto de 2007
1952
O ano de 52 trouxe grandes avanços pra a área de ciências: em março, um coração artificial é utilizado pela primeira vez em um ser humano, na Filadélfia, EUA. Ainda nos Estados Unidos, a Comissão de Energia Atômica anuncia que a bomba de Hidrogênio está pronta para ser utilizada.No campo das artes o pintor Pablo Picasso e vários outros artistas de esquerda reafirmaram aos comunistas sua crença no realismo socialista. É lançada por Adolpho Ploch a revista semanal “Manchete”, colorida e moderna, para competir com “O Cruzeiro de Assis” Chateabriand. Em Janeiro foi inaugurado o Museu da Arte Moderna, no Rio. No Brasil os grandes destaques do ano foram: Os subterrâneos da Liberdade, de Jorge Amado, ode ao Partido Comunista; Exploração do Tempo, de Cyro dos Anjos e o Problema do Sindicato Único do Brasil, de Evaristo Morais Fiho. Na música o Brasil apresenta grandes destaques como: Nora Ney, Mary Gonçalves (eleita Rainha do Rádio) e Emilinha Borba (eleita pela terceira vez consecutiva a melhor cantora do ano). Na TV Tupi é exibido a primeira adaptação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.



O número de televisores aumentava a cada dia, já eram 11 mil em todo o país. Mesmo com o crescimento da televisão, o cinema continuou muito freqüentado e com grandes estréias como “Loucuras do Imperador”, o primeiro grande sucesso de Fernanda Montenegro, que ficou quatro meses em cartaz. Mas o grande lançamento cinematográfico do ano foi “Tico-Tico no Fubá”, baseado na vida do compositor Zequinha de Abreu. Enquanto isso, nos EUA, a popularidade de Marilyn Monroe aumenta e são criados “truques tecnológicos” como filmes em três dimensões para combater a ameaça da televisão. Em Setembro ocorreu o I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro (no Rio de Janeiro).

A morte de Eva Perón, a primeira-dama da Argentina, assustou a todos, principalmente no seu país. Nos EUA, Eisenhower é eleito presidente pelo Partido Republicano e ficou conhecido por seus grandes esforços diplomáticos durante a Guerra Fria. No Egito, Nasser sobe ao poder instituindo uma república através de golpe militar, mais tarde adotando políticas altamente nacionalistas, destacando-se o Pan arabismo.

No Brasil, Getúlio cria o Parque Nacional do Xingu, a maior reserva do país. Também realiza a expansão da Siderúrgica Nacional, a criação da Hidrelétrica de Paulo Afonso, a fundação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, a Eletrobrás entre outros feitos.

Em Salvador, foi criado o Loteamento Jardim Lobato, em Lobato.

O grande sucesso carnavalesco do ano foi: Lata d’Água, de Luís Antônio e Jota Júnior. Uma marchinha super animada que contagiou crianças e adultos e que marcou muito minha vida.

No mundo da moda era o auge das tintas para cabelos, que passaram a fazer parte da vida de dois milhões de mulheres e das loções alisadoras e fixadoras.

Os penteados podiam ser coques ou rabos-de-cavalo, como os de Brigitte Bardot. Os cabelos também ficaram um pouco mais curtos, com mechas caindo no rosto e as franjas davam um ar de menina. As mulheres amaram essa liberdade que ganharam.

Esse ano foi inesquecível para mim e para muitos amigos, pois foi em 52 que assisti o Brasil ganhar o campeonato Pan-Americano de Futebol no Chile.
Escrito por Ferdinand as 03:44

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Voltar

Decada 50

Powered by Blogger

Nome: Ferdinand Von Zeppelin
Cidade: Salvador-BA
Gosto: "O segredo da verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias".
Não gosto: "Más lembranças da Segunda Guerra..."